Nossa História.


Como começamos.

A Associação João Paulo II surgiu a partir da existência de uma realidade comunitária muito precária na Comunidade da Praia, bairro Ponte do Imaruim – Palhoça.

Em meados de 1978 chegaram ao bairro as primeiras religiosas da “Fraternidade Esperança”, cuja característica é o atendimento às populações menos desprovidas de condições de vida apropriada.

A Comunidade da Praia especificamente o núcleo da “Beira Rio Mar”, na “Croa” do rio Imaruim, estava repleta de aglomerados de palafitas, aonde se iam amontoando uma população de migrantes, sem os mínimos recursos de sobrevivência. Havia também desemprego, fome, falta de saneamento básico, doenças de pele, falta de iluminação e de habitação decente.


Foi neste momento então que surgiu a Associação João Paulo II.

O seu Plano de Ação, foi discutido e aprovado em 1980, denominado de “Projeto de Desenvolvimento Comunitário da Praia”. Ao iniciar a realização do Projeto, e ao receber a doação do terreno para a sua sede, tornou-se claro que havia a necessidade da existência de uma associação, um órgão legal para legitimar o patrimônio e assumir o Projeto, assim surge a Associação João Paulo II que desenvolve Educação Popular nos projetos de atendimento a Educação Infantil e Contraturno escolar em linha de Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos.


Somos uma Organização da Sociedade Civil, sem fins lucrativos.

Desenvolvemos no Brasil processos Educativos Populares com a oferta de atendimentos em período integral, fortalecimento de vínculos, acolhimento de qualidade e promoção social.

Compomos o Instituto Padre Vilson Groh – REDE IVG (desde 2013) e que por meio dos Serviços Prestados: Educação Infantil (02 a 05 anos) e Contraturno Escolar (06 a 15 anos) e Contribuímos para uma sociedade mais justa, democrática e fraterna.

Nossos Parceiros


Não podemos ajudar a todos,
mas todos podem ajudar alguém.


Ajude-nos a ajudar.


Doe Agora