A história da Associação João Paulo II é profundamente ligada à missão, entrega e espiritualidade das Irmãs da Fraternidade Esperança. Foi a partir do carisma dessa congregação, marcado pela simplicidade, pelo serviço e pela dedicação aos que mais precisam, que surgiram os primeiros passos da instituição.
As Irmãs chegaram ao território em 1978 movidas pelo desejo de promover dignidade, fortalecer famílias e oferecer oportunidades para crianças e adolescentes. Percebendo a vulnerabilidade social da comunidade, iniciaram ações de acolhimento, formação humana, apoio às famílias e atividades comunitárias. Com o tempo, o que começou como um gesto missionário tornou-se uma obra estruturada, com impacto profundo e duradouro.
Guiadas pelos valores da fé, da esperança e do cuidado fraterno, as Irmãs foram construindo relações, reunindo voluntários, inspirando educadores e mobilizando parceiros. Sua presença constante — discreta, firme e amorosa — ajudou a moldar a identidade da Associação João Paulo II como um espaço de acolhida, proteção e transformação social.
A Comunidade da Praia, em particular o núcleo "Beira Rio Mar", localizado na "Croa" do rio Imaruim, encontrava-se densamente povoada por agrupamentos de palafitas, abrigando uma população migrante desprovida dos recursos básicos para sua subsistência. A região enfrentava significativos problemas sociais, incluindo desemprego, fome, ausência de saneamento básico, doenças de pele, além da carência de iluminação e moradias dignas.
Seu primeiro Plano de Ação, discutido e aprovado em 1980, foi denominado “Projeto de Desenvolvimento Comunitário da Praia”. Com o início das atividades e a doação do terreno para a construção da sede, tornou-se evidente a necessidade de constituir uma associação — um ente legal que pudesse legitimar o patrimônio e assumir a execução do Projeto. Assim nasceu a Associação João Paulo II, que, desde então, desenvolve ações de Educação Popular por meio da Educação Infantil e do Contraturno Escolar, alinhado à proposta do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV).
Todas as ações buscam promover acolhimento, integração e proteção social a crianças, adolescentes e jovens, contribuindo para a formação de sujeitos críticos, autônomos e comprometidos com a transformação de suas realidades. A Associação João Paulo II contribui, assim, para a construção de uma sociedade mais justa, democrática e solidária. Desde 2013, integra a Rede IVG (Instituto Padre Vilson Groh), um coletivo de instituições que acredita na força da ação conjunta. É nesse espírito de rede, solidariedade e compromisso com a vida que segue atuando, há 45 anos, com esperança e dedicação na Ponte do Imaruim.
Contribuir com o desenvolvimento da Comunidade da Praia, por meio de serviços de socioassistenciais e de educação, visando a garantia de direitos fundamentais e o exercício da cidadania.
Garantir o amplo atendimento das necessidades de crianças, adolescentes, jovens e as famílias com ética, qualidade e sustentabilidade.
Nicole Maria Soares e Bogo — Presidente
Flávia Wagner — Vice-Presidente
Ana Paula S. Heerdt — 1ª Secretária
Solange Buchele de S. Thiago — 2ª Secretária
Terezinha Hermínio Maria — 1ª Tesoureira
Ida Boing Magalhães — 2ª Tesoureira
Carlos Davi Ojeda — Conselho Fiscal
Gustavo Garcia Machado — Conselho Fiscal
Priscila Penélope de Pereira e Souza — Conselho Fiscal
Sinara Regina Cabral — Conselho Fiscal – Suplente
Paulo José Muller — Conselho Fiscal – Suplente
Salete Cecília de Souza — Conselho Fiscal – Suplente
Hisla Nocetti — Coordenadora Geral
Juliana da Silva Eugenio — Coordenadora Administrativa
Leonardo Giordani Lemes — Coordenador Pedagógico
Paula Lopes Brinhosa — Coordenadora de Projetos
Ailton da Silva Junior — Auxiliar Administrativo
Kenia Alana Vicente Ramos — Auxiliar Administrativo
Latoya de Oliveira Costa Ramos da Silva — Assistente Social
Maria Edivania Souza Sá — Assistente Pedagógica
Ana Paula de Jesus Machado — Professora Educação Infantil
Juliana Leonny Mafra Loch — Professora Educação Infantil
Mariane Francisca Mafra — Professora Educação Infantil
Shirlely May Pereira — Professora Educação Infantil
Sônaly Michelli Correia — Professora Educação Infantil
Angela Rosa Vieira Souza — Auxiliar de Classe
Bianca Aguiar da Silva — Auxiliar de Classe
Sabrina de Oliveira Monteiro — Auxiliar de Classe
Gabriela de Oliveira — Educadora
Jean Carlo de Castro e Santos — Educador
Jean Marcos da Silva — Educador
Marina Machado Muniz — Educadora
Lenir da Silva Frederico — Zeladora
Juarez Vieira — Auxiliar de Manutenção
João Batista Souza — Encarregado de Manutenção
Carina Antunes — Auxiliar de Limpeza
Sabrina Michele de Souza — Auxiliar de Limpeza
Raquel Santa José — Cozinheira
Suleny da Silva Bitencourt — Auxiliar de Cozinha
Rosangela Castanheiro Rosar — Auxiliar de Cozinha