Contraturno Escolar refere-se às atividades desenvolvidas com crianças e adolescentes durante os períodos opostos aos das aulas regulares.
No turno matutino, essas atividades ocorrem das 8h às 12h, enquanto no vespertino, das 13h às 17h.
Essa iniciativa é crucial para a formação completa das crianças e adolescentes, proporcionando atividades que complementam sua educação formal. Entre os benefícios estão o desenvolvimento de habilidades sociais, a exploração de talentos e interesses individuais, o enriquecimento cultural e artístico, a melhoria do desempenho acadêmico, e o fomento à saúde e bem-estar.
Na AJPII, o Contraturno Escolar é organizado em três principais frentes:
Todas as ações buscam promover acolhimento, integração e proteção social a crianças, adolescentes e jovens, contribuindo para a formação de sujeitos críticos, autônomos e comprometidos com a transformação de suas realidades. A Associação João Paulo II contribui, assim, para a construção de uma sociedade mais justa, democrática e solidária. Desde 2013, integra a Rede IVG (Instituto Padre Vilson Groh), um coletivo de instituições que acredita na força da ação conjunta. É nesse espírito de rede, solidariedade e compromisso com a vida que segue atuando, há 45 anos, com esperança e dedicação na Ponte do Imaruim.
Desenvolver junto as crianças e adolescentes o sentimento de pertencimento, de identidade e fortalecer os vínculos familiares, tendo como eixo norteador a sustentabilidade, combate ao trabalho infantil e temas acerca da discussão étnico racial, combate a violência e a exploração sexual entre outros. Assim, busca-se estimular as trocas culturais e o compartilhamento de vivências, Sempre sob a perspectiva de incentivar a socialização e a convivência familiar e comunitária. Todos os participantes estão matriculados na rede regular de ensino e frequentam este serviço em jornada ampliada. Eles são divididos em grupos a partir de faixas etárias, considerando as especificidades dos ciclos de vidas. Nestes grupos o trabalho é planejado de forma coletiva, contando com a participação ativa do técnico de referência, equipe gestora da instituição, educadores sociais e usuários. Este serviço é regulamentado pela Tipificação Nacional de Serviços Socioassistenciais, reordenado em 2013 por meio da Resolução CNAS nº01/2013.
O Programa Pode Crer é uma iniciativa promovida pelo Instituto Pe. Vilson Groh, em parceria com a Associação João Paulo II. Na nossa organização, é realizada a Trilha 1, que oferece duas oficinas: Robótica e Letramento Digital, com o objetivo de desenvolver competências essenciais para os novos tempos, tais como empatia, engajamento, autogestão, flexibilidade, resiliência, capacidade de planejamento, organização e abertura ao novo, num ambiente criativo onde a tecnologia e a inovação são fundamentais.
O projeto Redescoberta é uma iniciativa do Instituto Pe. Vilson Groh, realizada em parceria com a Associação João Paulo II. Voltado a crianças e adolescentes, o projeto tem como propósito fortalecer a alfabetização e o letramento, ampliando as condições de aprendizagem e contribuindo diretamente para a autoestima dos educandos e para seu desempenho no ensino regular.





164 crianças e adolescentes e atendidos
com acompanhamento pedagógico, social e educativo contínuo.
127 famílias atendidas
fortalecendo a rede de apoio e o vínculo família–instituição.
+900 pessoas impactadas indiretamente
considerando famílias, comunidade e rede de apoio.
22.804 refeições servidas
garantindo alimentação adequada e contribuindo diretamente para o bem-estar, a permanência e o desenvolvimento dos educandos.
1.124 horas de atividades executadas
assegurando rotina educativa estruturada no contraturno escolar, a partir do desenvolvimento de oficinas, atividades pedagógicas, culturais e socioeducativas.