Fotografia: Bia Sá

Contraturno Escolar refere-se às atividades desenvolvidas com crianças e adolescentes durante os períodos opostos aos das aulas regulares.

No turno matutino, essas atividades ocorrem das 8h às 12h, enquanto no vespertino, das 13h às 17h.

Essa iniciativa é crucial para a formação completa das crianças e adolescentes, proporcionando atividades que complementam sua educação formal. Entre os benefícios estão o desenvolvimento de habilidades sociais, a exploração de talentos e interesses individuais, o enriquecimento cultural e artístico, a melhoria do desempenho acadêmico, e o fomento à saúde e bem-estar.

Na AJPII, o Contraturno Escolar é organizado em três principais frentes:

Fotografia: Bia Sá

Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para Crianças e Adolescentes de 6 a 10 anos.

Desenvolver junto as crianças e adolescentes o sentimento de pertencimento, de identidade e fortalecer os vínculos familiares, tendo como eixo norteador a sustentabilidade, combate ao trabalho infantil e temas acerca da discussão étnico racial, combate a violência e a exploração sexual entre outros. Assim, busca-se estimular as trocas culturais e o compartilhamento de vivências, Sempre sob a perspectiva de incentivar a socialização e a convivência familiar e comunitária.


Todos os participantes estão matriculados na rede regular de ensino e frequentam este serviço em jornada ampliada. Eles são divididos em grupos a partir de faixas etárias, considerando as especificidades dos ciclos de vidas. Nestes grupos o trabalho é planejado de forma coletiva, contando com a participação ativa do técnico de referência, equipe gestora da instituição, educadores sociais e usuários.


Este serviço é regulamentado pela Tipificação Nacional de Serviços Socioassistenciais, reordenado em 2013 por meio da Resolução CNAS nº01/2013.

Fotografia: Bia Sá

Programa Pode Crer

O Programa Pode Crer é uma iniciativa promovida pelo Instituto Pe. Vilson Groh, em parceria com a Associação João Paulo II e conta com o patrocínio da Caixa e do Governo Federal, além do apoio dos parceiros FIESC e SEBRAE.


Oferecemos oficinas de robótica, inglês, comunicação e expressão (teatro) e música com o objetivo de desenvolver competências essenciais para os novos tempos, tais como empatia, engajamento, autogestão, flexibilidade, resiliência, capacidade de planejamento, organização e abertura ao novo, num ambiente criativo onde a tecnologia e a inovação são fundamentais.


O Programa Pode Crer atende crianças e adolescentes de 11 a 14 anos, provenientes de famílias com perfil socioeconômico de baixa renda (até 1,5 salários mínimos per capita).
Este projeto, realizado na unidade da AJPII, faz parte de três trilhas, sendo as outras duas integradas à rede IVG.

Redescoberta

O programa tem por objetivo propiciar às crianças e adolescentes atendidos pela Associação João Paulo II o avanço na alfabetização e letramento através da compreensão e uso social da leitura e da escrita, potencializando a sensibilidade, percepção, análise crítica e desenvolvimento do raciocínio lógico e matemático.

Contribua para os
nossos projetos