“O jovem da periferia é um grande capital social. Uma força de criatividade e de trabalho subaproveitada e mal qualificada, e algumas vezes perdida precocemente para a violência”.

Pe. Vilson Groh

Pe-Vilson-Copia.jpg

O princípio do Programa é de que os jovens da periferia não são uma ameaça e sim uma oportunidade para a cidade. A solução proposta é a criação de 5 Centros de Inovação Social em comunidades empobrecidas da Grande Florianópolis, espaços educativos e culturais para a formação de crianças, adolescentes e jovens, desenvolvendo a base para aproximá-los do ecossistema de inovação e tecnologia, e, desta forma, contribuir na redução da desigualdade de oportunidades e no alcance da justiça social.

Projeto Caixa Tem - Programa Pode Crer

Em 2021, o IVG desenvolveu, com o patrocínio principal da CAIXA e Governo Federal, o projeto-piloto “CAIXA Tem – Programa Pode Crer – Acreditando nos Sonhos e nos Talentos do Futuro”.

Foram atendidas 320 crianças, adolescentes e jovens com uma formação integral desenvolvendo competências técnicas e socioemocionais, de forma totalmente gratuita.

Além de colocar em curso, testar e aprimorar a metodologia pedagógica do Programa Pode Crer, o projeto contribuiu na integração junto ao setor e empresas de inovação.

Agora, em 2022, o Instituto Pe. Vilson Groh retoma as atividades do projeto com uma trilha formativa aprimorada e ainda mais alinhada com as necessidades das juventudes e do ecossistema de inovação e tecnologia de Florianópolis. O projeto segue sendo operado pela organização, em parceria com a AJP II e contando com patrocínio da Caixa e do Governo Federal.

Quem faz o Pode Crer acontecer

Trilhas formativas

O projeto prevê a execução de trilhas formativas acompanhando 300 crianças, adolescentes e jovens dos 11 aos 24 anos, favorecendo também a aproximação com o ecossistema de inovação e tecnologia e apoio no ingresso ao mercado de trabalho e universidades. A participação no Programa é totalmente gratuita.

Trilha 1 - Assoc. João Paulo II

Para crianças e adolescentes, dos 11 aos 14 anos, da Comunidade da Praia, na Palhoça

Oficinas: 

Robótica: a partir do “faça você mesmo” na perspectiva da educação maker, essa oficina é um espaço de experimentação, aprendizagem criativa e prototipação de soluções e desafios do cotidiano.

Música: aprimora as habilidades de comunicação compreendendo a importância da arte e da cultura, além de aguçar a sensibilidade, o pensamento lógico e a concentração.

Inglês: a partir de atividades lúdicas e do uso de meios tecnológicos, fortalece a base para as 4 habilidades da Língua Inglesa – ouvir, falar, escrever e ler, além de ampliar o repertório cultural.

Comunicação e Expressão: desenvolve habilidades socioemocionais e competências ligadas à maneira que a criança e o adolescente se comunicam e se expressam através das experiências que os atravessam.
 

Contato

Instituto Pe. Vilson Groh funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

Associação João Paulo II funciona de segunda a sexta-feira, das 8 às 17h.

podecrer@redeivg.org.br

Doe Agora